Governo diz que vai comprar 1ª vacina aprovada contra a covid-19

Governo diz que vai comprar 1ª vacina aprovada contra a covid-19

Secretário nacional de Vigilância em Saúde afirma que profissionais de saúde e pessoas de grupos de risco devem ser priorizados

por Agência Estado

O secretário nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correa de Medeiros, disse nesta quarta-feira (5) que o governo federal pretende comprar “a primeira vacina que chegar ao mercado” contra a covid-19, independentemente do país que a produzir.

Em audiência na Câmara dos Deputados, Medeiros afirmou que fará, nos próximos dias, uma visita ao Instituto Butantan, que participa do desenvolvimento da vacina Coronavac com a empresa chinesa Sinovac Biotech. Também disse que o ministério já realizou reuniões sobre vacina em teste na Rússia, mas não deu detalhes da conversa.

A aposta do governo federal, por enquanto, é no modelo desenvolvido pela farmacêutica britânica AstraZeneca e a universidade de Oxford. O governo espera receber 100 milhões de doses desta vacina, cuja tecnologia de produção deve ser repassada ao Instituto Bio-Manguinhos, unidade da Fiocruz.

Em transmissão nas redes sociais no último dia 30, o presidente Jair Bolsonaro disse que seu governo está “no consórcio de Oxford” e não “daquele outro País”. Mesmo sem citar a China, o presidente fez um aceno à parte de sua militância, que faz críticas ao principal parceiro comercial do Brasil por ser um regime comunista.

Total
1
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous Post

Mulher morre após ser socorrida em Jundiaí

Next Post

Guedes diz que ‘não há dinheiro’ para manter auxílio em R$ 600

Related Posts