Igrejas suspendem missas com público e até casamentos em Sorocaba e Jundiaí

Igrejas ficarão abertas ao público em outros horários para quem quiser fazer orações.

As missas não terão mais público em Sorocaba e Jundiaí (SP) a partir desta quinta-feira (19). Outras cerimônias religiosas, como casamentos e batizados, também estão suspensas.

Em Sorocaba, o arcebispo Dom Júlio Akamine enviou um comunicado dizendo que as igrejas não estarão abertas ao público durante as missas. Elas continuarão sendo realizadas, mas apenas pelos padres, que vão rezar pela sociedade.

Quermesses, procissões, cursos, encontros, retiros e visitas realizadas pelos ministros aos doentes estão suspensos. Batizados, casamentos, primeira comunhão e crisma também são serão realizados.

As igrejas ficarão abertas em outros horários para quem quiser fazer as orações, fora dos horários das missas.

Os sacerdotes continuarão a atender as confissões. No entanto, ao invés do confessionário, serão utilizados lugares amplos e ventilados, mantendo a distância mínima de segurança e o sigilo da confissão.

Confira a lista de paróquias que já contam com a transmissão ao vivo da Santa Missa:

Lista de paróquias que já contam com a transmissão ao vivo da Santa Missa em Sorocaba — Foto: Divulgação
Lista de paróquias que já contam com a transmissão ao vivo da Santa Missa em Sorocaba — Foto: Divulgação

As igrejas evangélicas também estão tomando medidas de prevenção contra o coronavírus. A partir desta quinta, as igrejas Presbiteriana e Adventista cancelaram atividades e reuniões.

Outras igrejas, como a Universal do Reino de Deus, estão orientando os fiéis a usarem álcool em gel nos cultos e manterem uma distância maior das outras pessoas.

Jundiaí

Em Jundiaí, por recomendação da prefeitura, as igrejas também suspenderam as missas e celebrações com a presença de fiéis. Os padres continuarão celebrando a Santa Missa privadamente e poderão ser acompanhados pelos meios de comunicação. A decisão é do bispo diocesano de Jundiaí, Dom Vicente Costa.

Em caso de batismos e casamentos agendados, a igreja irá procurar os envolvidos e incentivá-los a adiar as celebrações. Caso não seja possível, serão realizadas com o menor número possível de pessoas.

Na Paróquia São José Operário, no Bairro do Retiro, não haverá celebração aberta aos fiéis.

Itatiba

Todos os cultos, missas e cerimônias religiosas também foram suspensos em Itatiba (SP) por prazo indeterminado.

Em casos de compromissos já agendados (como casamentos e batizados), há a recomendação de se evitar aglomeração de pessoas.

Com informações de G1

Total
1
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous Post

Homem é preso acusado de tentar violentar menor em Itupeva

Next Post

Receitas caseiras de ‘álcool em gel’ podem não ser eficazes e até tóxicas

Related Posts