O Conselho de Segurança da ONU se reúne em meio à tensão no Oriente Médio. O episódio de hoje do podcast O Assunto aborda o patrimônio cultural e histórico do Irã, e o risco que ele corre diante do conflito com os EUA. O ex-presidente da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, fala sobre a fuga do Japão: “Eles souberam que eu saí tranquilamente da casa”. O presidente Bolsonaro cancela ida ao Fórum Econômico de Davos, na Suíça, por “questões de segurança e políticas”.

Entrevista com Carlos Ghosn

Em Beirute, Carlos Ghosn deu entrevista exclusiva ao jornalista Roberto D’Avila, da GloboNews. O ex-presidente da Renault-Nissan falou da fuga do Japão que até agora não foi completamente esclarecida. “Eles souberam que eu saí tranquilamente da casa porque eles podiam saber exatamente onde eu fui”, disse. No entanto, ele se negou a detalhar como escapou porque “seria perigoso”.

EUA x Irã

O Conselho de Segurança da ONU se reúne hoje de manhã em Nova York, em meio à crise entre EUA e Irã. Ontem, Trump fez um pronunciamento e prometeu que a resposta americana ao ataque iraniano contra bases dos EUA no Iraque será econômica, e não militar. Horas depois do anúncio, quando a situação parecia se acalmar, dois foguetes foram disparados em Bagdá nas proximidades da embaixada americana, mas sem danos. Ainda nesta quinta, a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi afirmou que os deputados devem votar hoje uma resolução para limitar ações militares americanas no Irã.

O Assunto

O acirramento das tensões militares entre Irã e Estados Unidos envolveu ameaças de Donald Trump aos locais considerados patrimônio da humanidade pela Unesco. A história iraniana remonta há mais de 2.500 anos e guarda uma riqueza cultural inestimável. O patrimônio cultural e histórico do Irã, e o risco que ele corre diante desse conflito é o tema de hoje do podcast O Assunto, com Renata Lo Prete.

Bolsonaro cancela participação em Davos

Bolsonaro cancelou a ida ao Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça). Segundo o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, o presidente brasileiro desistiu da viagem por aspectos de segurança e políticos. A reunião deste ano acontecerá entre os dias 21 e 24 deste mês.

Sexualidade e gênero

Novas regras para a cirurgia de transição de gênero foram publicadas pelo Conselho Federal de Medicina nesta quinta-feira (9). A portaria amplia o acesso à cirurgia e também ao atendimento básico para transgêneros na rede pública de saúde. Terapias hormonais só estão liberadas a partir dos 16 anos, e cirurgias, depois dos 18.

Temporal na madrugada

Homem tentou se proteger em ponto de ônibus quando foi eletrocutado por um poste de iluminação pública em São Paulo, nesta quinta-feira (9) — Foto: Reprodução/TV Globo
Homem tentou se proteger em ponto de ônibus quando foi eletrocutado por um poste de iluminação pública em São Paulo, nesta quinta-feira (9) — Foto: Reprodução/TV Globo

Um morador de rua morreu eletrocutado enquanto tentava se abrigar da chuva nesta madrugada, em São Paulo. O homem de 21 anos queria se proteger em um ponto de ônibus, mas se desequilibrou, encostou em um poste de iluminação pública e foi atingido pela descarga elétrica.

Profissões em alta

O LinkedIn divulgou um levantamento com as 15 profissões em alta em 2020. Chamado de “Profissões Emergentes”, o levantamento mostra que o gestor de redes sociais ocupa a 1ª posição do ranking, seguido pelo engenheiro de cibersegurança e representante de vendas. As profissões ligadas aos setores de tecnologia da informação e internet foram as que mais apareceram lista.

Frozen 2

Visual de "Frozen 2" é bem diferente de "Frozen - Uma Aventura Congelante" e foi um desafio para os animadores e diretores de artes — Foto: Divulgação/Disney
Visual de “Frozen 2” é bem diferente de “Frozen – Uma Aventura Congelante” e foi um desafio para os animadores e diretores de artes — Foto: Divulgação/Disney

O branco era o desafio para a equipe dos Estúdios Disney de Animação quando as primeiras conversas sobre “Frozen – Uma Aventura Congelante” começaram a surgir há 6 anos. No fim, foi criado o reino de Arendelle cheio de neve como milhões de pessoas viram nos cinemas.

Já “Frozen 2”, continuação em cartaz nos cinemas que já foi vista por 2 milhões de pessoas no Brasil, tem proposta visual diferente. Boa parte da história se passa em uma floresta encantada no outono, então há muitas cores nas folhas, nas flores, nas árvores.

Carnaval 2020

Negritude, força feminina, história do batuque e homenagem à China e ao Líbano estão entre os temas das escolas do Grupo Especial no carnaval 2020 de SP. Confira os sambas-enredo que vão animar o Anhembi e dar um tom político à folia neste ano.

Com informações do G1

0212

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *