Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.

As evidências de que o avião ucraniano que caiu em Teerã foi derrubado por um míssil iraniano. Por que não faz sentido comparar os incêndios da Austrália com as queimadas na Amazônia. Os números da inflação oficial em 2019. A substância achada em cerveja que pode estar por trás da doença misteriosa que matou 1 e deixou 7 internados em MG. Para sextar: o novo disco de Selena Gomez. E para quem está pensando nas próximas férias, como encontrar passagens mais baratas e viajar gastando menos.

Desastre aéreo

Autoridades dos EUA, Canadá e Reino Unido afirmaram ter informações de que um míssil do Irã derrubou o avião ucraniano que caiu logo após a decolagem em Teerã. Questionado, Trump disse que “alguém pode ter cometido um erro do outro lado”. Justin Trudeau, premiê canadense, afirmou que múltiplas fontes de inteligência apontam que a aeronave foi derrubada e disse que “pode não ter sido intencional”. A fala foi corroborada pelo premiê britânico Boris Johnson.

Vídeo divulgado pelo “The New York Times” parece mostrar o momento em que o avião é atingido por um míssil. Segundo o jornal, a aeronave continuou voando por alguns minutos após o impacto.

O Assunto

A fumaça do fogo que atinge a Austrália cruzou o Oceano Pacífico e chegou nesta semana ao Brasil. Os incêndios mataram mais de 25 pessoas, dizimaram centenas de milhões de animais, deslocaram moradores e emitiram 370 milhões de toneladas de dióxido de carbono. O Assunto desta sexta-feira discute a Austrália em chamas e explica por que não faz sentido comparar os incêndios de lá com as queimadas na Amazônia.

Inflação

O IBGE divulga daqui a pouco a inflação oficial de 2019. A expectativa do mercado é de que o índice dos preços fique em 4,13%, se aproximando da meta do governo, que é de 4,25%. Em 2018, a inflação ficou em 3,75%.

Doença misteriosa em MG

A Polícia Civil investiga a causa de uma doença misteriosa que causou a morte de um homem e deixou 7 pessoas internadas em hospitais de Belo Horizonte e Nova Lima, na Grande BH. Um laudo da Polícia Civil confirmou a presença da substância tóxica dietilenoglicol em duas garrafas de cerveja Belorizontina, da Backer, encontradas em casas de pacientes internados. Após a constatação, agentes estiveram na sede da cervejaria.

Em nota, a Backer disse que a substância encontrada não faz parte do processo de produção da cerveja. Os lotes serão recolhidos do mercado por precaução.

Feminicídio em SP

O gerente Willy Gorayaeb Liger, 29 anos, foi condenado a 30 anos e 6 meses de prisão por estuprar e matar a jovem Debora Soriano de Melo com um taco de beisebol em um bar da Zona Leste de São Paulo. O crime aconteceu no fim de 2016.

Os jurados reconheceram todas as qualificadoras apresentadas pelo Ministério Público, como meio cruel, sem dar chance defesa à vítima; motivo torpe (ele teria assassinado a jovem para ocultar o estupro); e feminicídio.

Ouviu: ‘Rare’

Selena Gomez — Foto: Divulgação
Selena Gomez — Foto: Divulgação

Aos que achavam um charme o canto sibilante e sussurrado de Selena Gomez, um aviso: “Rare”, terceiro álbum solo da cantora e atriz americana de 27 anos, não é tão cochichado assim. Mais solta e articulada, Selena escancara a boca para cantar no melhor disco da carreira. É possível dançar em músicas como a esperta “Look at her now”, mas o repertório é mais cadenciado. Leia a crítica do G1.

Viagem mais barata

A saída da Avianca do mercado, a dificuldade da concorrência em absorver a demanda de passageiros e os altos custos em dólar das operações das companhias aéreas estão fazendo o brasileiro assistir a um crescimento no valor das passagens. Há, porém, dicas para encontrar bilhetes mais baratos. Ao G1, especialistas apontam truques que vão desde dia e horário certos para voar, até táticas sobre voos de conexão, antecedência na compra e qual aeroporto escolher para decolar. Veja as dicas.

Aquecendo os tamborins

Estrela do Terceiro Milênio abre os ensaios técnicos no Sambódromo do Anhembi nesta sexta-feira (10) — Foto: Léo Franco/Divulgação
Estrela do Terceiro Milênio abre os ensaios técnicos no Sambódromo do Anhembi nesta sexta-feira (10) — Foto: Léo Franco/Divulgação

Os ensaios técnicos das escolas de samba de SP começam hoje no Sambódromo do Anhembi. Até fevereiro, serão mais de 70 ensaios abertos ao público e de graça. A atual campeã do grupo de Acesso 2, Estrela do Terceiro Milênio, será a primeira a mostrar o que prepara para os dias de folia.

Já veterana do carnaval, Bianca acredita que a presença de famosas nas escolas deve ter uma relação de troca — Foto: Marcos Serra Lima/G1
Já veterana do carnaval, Bianca acredita que a presença de famosas nas escolas deve ter uma relação de troca — Foto: Marcos Serra Lima/G1

Com informações de G1

0189

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *