28 de janeiro, terça-feira

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.

Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado.

Passa de 100 o número de mortos na China pelo coronavírus. Nos EUA, Trump apresenta um plano de paz para o conflito entre Israel e Palestina. Mais uma criança é baleada no Rio. O MEC suspende as inscrições do Prouni previstas para começar hoje, e o governo recorre na Justiça para liberar o resultado do Sisu. O podcast O Assunto explica a sucessão de equívocos no Enem e avalia a resposta do governo à crise. E mais 4 corpos de vítimas das chuvas em MG são enterrados.

Coronavírus

Já são 106 mortes e mais de 4 mil contaminados pelo novo coronavírus na China. Os números foram atualizados ontem à noite pelo governo chinês, que também confirmou a primeira morte pela doença em Pequim.

Para tentar conter o avanço do vírus, as comemorações do Ano Novo Lunar foram suspensas e o feriado foi estendido até o dia 2 de fevereiro. Ontem, a OMS corrigiu a avaliação do risco internacional do coronavírus de “moderada” para “alta”.

Estudantes à espera

Os problemas com a correção de milhares de provas do Enem ainda é a causa da angústia de estudantes que esperam por uma vaga em universidades federais, e agora também daqueles que tentariam uma bolsa de estudo.

A divulgação do resultado do Sisu, que sairia hoje, continua proibida até o Superior Tribunal de Justiça analisar recurso do governo contra a decisão que obriga o MEC a provar que as falhas na correção do Enem foram resolvidas.

Enquanto isso, o MEC decidiu suspender ainda as inscrições do Prouni, que também começariam nesta terça. Segundo o ministério, o acesso ao programa de financiamento estudantil depende do resultado do Sisu. Apesar do bloqueio, os estudantes podem consultar informações sobre as 251.139 bolsas.

Criança baleada no Rio

Arthur Gonçalves Monteiro, de 5 anos, é mais uma vítima da violência no Rio. O garoto foi baleado na cabeça durante um tiroteio entre traficantes e policiais de uma UPP no morro São João. Ontem à noite, ele acompanha o pai em uma partida de futebol quando os tiros começaram. O pai se jogou sobre Arthur para tentar protegê-lo, uma bala atravessou a mão dele, e ficou alojada na cabeça da criança. O menino foi levado para o Hospital Salgado Filho e está em estado grave.

Chuvas em MG

O número de mortes por causa das chuvas em MG subiu para 47, segundo a Defesa Civil. Três pessoas de uma mesma família e outras três vítimas foram enterradas ontem, e hoje mais quatro corpos devem ser sepultados.

Acordo de Paz

Nos EUA, Trump vai se encontrar com o premiê israelense Benjamin Netanyahu e apresentar um acordo de paz para o Oriente Médio. A Autoridade Palestina já informou que não vai aceitar qualquer plano norte-americano.

Adeus a Kobe Bryant

Homenagem a Kobe Bryant — Foto: Bruce Kluckhohn-USA TODAY Sports
Homenagem a Kobe Bryant — Foto: Bruce Kluckhohn-USA TODAY Sports

A NBA parou ontem para fazer um tributo ao ídolo Kobe Bryant, que morreu na queda de um helicóptero no final de semana. O jogo entre Lakers e Clippers foi adiado em Los Angeles. Enquanto isso, as investigações continuam e podem durar meses. A aeronave onde Kobe, a filha e mais 6 pessoas estavam não tinha caixa-preta, mas um iPad usado pelo piloto foi recuperado.

Com informações do G1

Total
1
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous Post

Ana Maria Braga revela câncer no pulmão: ‘Vou sair dessa’

Next Post

Carnaval 2020 em Itupeva : festa será no Parque da Cidade

Related Posts