O ataque aéreo dos EUA em Bagdá, no Iraque, matou Qassem Soleimani, chefe da Guarda Revolucionária Iraniana e um dos homens mais poderosos do país. O bombardeio e a morte do general exacerbam as tensões entre os Estados Unidos e o Irã. O Pentágono disse que a ordem veio do presidente Donald Trump, que culpou Soleimani pela morte de americanos no Oriente Médio. O tópico é sobre Carlos Ghosn: ascensão, queda e fuga do super executivo nascido no Brasil. Entenda os ataques de piranha a banhistas em SP e PR. Carnaval: Confira onde comprar fantasias para se exibir em Sapucaí e veja a programação dos ensaios das escolas de São Paulo.

EUA x Irã

Qassem Soleimani, chefe da Guarda Revolucionária Iraniana e um dos homens mais poderosos do país, morreu em um ataque aéreo dos EUA em Bagdá, Iraque. O Pentágono confirmou o atentado e disse que a ordem veio do presidente Donald Trump. Em um comunicado, a agência Soleimani culpou o assassinato de americanos no Oriente Médio, dizendo que o objetivo é interromper os planos para futuros ataques iranianos.

Soleimani foi um grande general da Força Al-Quds, uma unidade especial da Guarda Revolucionária, e foi nomeado chefe da estratégia militar e geopolítica do país. Estava muito perto do principal líder iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, e sobreviveu a vários ataques nas últimas décadas. Sua morte tem grandes implicações geopolíticas em um momento de crescente tensão entre os Estados Unidos e o Irã, particularmente no Iraque.

Ali Khamenei disse que a morte de Soleimani dobraria a motivação de resistência aos Estados Unidos e Israel. “Todos os inimigos precisam saber que a jihad de resistência continua com dupla motivação, e uma vitória definitiva aguarda os combatentes na Guerra Santa”, disse ele.

O presidente iraniano Hassan Rouhani e o ex-comandante da Guarda Revolucionária Mohsen Rezaei falaram em “vingança”.

Tanguy Baghdadi, professor de relações internacionais da Universidade Federal do Rio de Janiero (UFRJ), prevê a forte resposta do Irã. “É catastrófico! Este fato não está vazio! É garantido que o Irã dará uma resposta ”, afirmou.

O Assunto

Carlos Ghosn, ascensão, queda e fuga do gerente nascido no Brasil. Antes dos gigantes Renault e Nissan serem resgatados, Ghosn foi preso no Japão em novembro de 2018 por fraude fiscal. Ele estava em prisão domiciliar e era vigiado, mas nos últimos dias de 2019 ele fugiu do país e viajou para o Líbano – uma fuga cujos detalhes ainda não foram esclarecidos. Fale sobre o caso do correspondente da Globo no Japão Carlos Gil e Guga Chacra.

Exportações

Pela primeira vez em 40 anos, o Brasil exporta mais produtos básicos do que produtos industriais. Dos US$ 224 bilhões exportados em 2019, US$ 118 bilhões (52,7%) correspondem a bens básicos. Em 2018, a participação foi de 49,8%. Entender.

Piranhas

As piranhas representam um risco para os nadadores nas praias dos rios em São Paulo e Paraná. Pereira Barreto, no noroeste de São Paulo, é um dos locais com maior frequência de ataques. A cidade colocou mais placas para avisar as pessoas na praia. Piranhas podem aparecer para comer, dizem os especialistas.

Carnaval 2020

Rio de Janeiro

Fantasia Férias em Bangu, da São Clemente — Foto: Divulgação
Fantasia Férias em Bangu, da São Clemente — Foto: Divulgação

Depois de pouco mais de um mês nos desfiles das escolas de samba do Rio, ainda há tempo para encontrar uma fantasia e participar da maior festa da cidade. Com antecedência, ainda é possível escolher roupas em trens ou alegorias de proteção e procurar melhores métodos de pagamento. Veja onde comprar.

São Paulo

Sabrina Sato, Viviane Araújo e Juju Salimeni reinam no Carnaval 2020 em São Paulo — Foto: Celso Tavares/G1
Sabrina Sato, Viviane Araújo e Juju Salimeni reinam no Carnaval 2020 em São Paulo — Foto: Celso Tavares/G1

As escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo já têm um plano de julgamento para os tribunais para janeiro e fevereiro de 2020. São uma boa oportunidade para conhecer um prato da escola e se preparar para o grande dia no Anhembi-Sambadrom, na zona norte. , Este ano, os desfiles ocorrerão nos dias 21 e 22 de fevereiro.

Cinema

“O Caso Richard Jewell” mostra que Clint Eastwood ainda impressiona como diretor. O G1 viu. O cineasta conta a verdadeira história de um herói injusto que transformou o vilão na opinião pública americana. O filme apresenta Sam Rockwell e Kathy Bates como destaques do elenco.

  • Honeymaren, salamandra Bruni e Tenente Matias: conheça os novos personagens de ‘Frozen 2’
0260

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *