Réveillon terá calor e chuva rápida em boa parte do país; veja previsão

De acordo com meteorologistas, chuvas não devem atrapalhar as comemorações do Ano Novo; temperaturas devem ficar acima dos 30ºC em todas as regiões do país.

O verão começou no último domingo (22) e deve trazer altas temperaturas e chuva até o outono chegar. No entanto, segundo os meteorologistas, a véspera de Ano Novo não segue as previsões da temporada e faz muito sol na maioria das regiões do Brasil a partir de sábado (28).

Segundo Daniela Freitas, da Climatempo, as temperaturas estarão próximas a 30 ° C. A chuva deve ser isolada, exceto no norte, onde há risco de tempestades.

“Pode haver chuva, mas serão aquelas rápidas e isoladas, sem altos volumes, o que não vai atrapalhar a virada do ano de ninguém”, Daniela Freitas, meteorologista do Climatempo.

Previsão pelo Brasil

O fluxo de calor e umidade não mudará significativamente nesta semana. As temperaturas de Natal na maior parte do país devem continuar até a virada do ano.

Freitas alerta que apenas o norte – principalmente os estados do Amazonas, Maranhão e Amapá – estará exposto à umidade normal para esta época do ano.

No nordeste, há calor intenso e menos chuvas. Há possibilidade de precipitação leve na rota de Bahia para Rio Grande do Norte. Chuvas fortes podem ocorrer no Maranhão.

Pode haver chuvas isoladas em toda a região sudeste, mas a previsão é de sol e calor.

No Rio de Janeiro, onde se espera que cerca de 1,7 milhão de pessoas se voltem para Copacabana, a previsão é muito quente.

No litoral de São Paulo, outro local que atrai uma grande multidão na curva, chama-se calor sem chuva constante.

Segundo Freitas, as chuvas na região sul serão concentradas na região de fronteira com o Uruguai.

No Centro-Oeste, a temperatura deve ser muito alta, chegando a 38 ° C nas capitais, com chuvas rápidas em toda a região.

Movimentação de banhistas na Praia do Leme, Zona Sul do Rio, no primeiro dia do verão — Foto: ESTEFAN RADOVICZ/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Verão chuvoso

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), podemos esperar “fortes chuvas, granizos e ventos com uma intensidade de moderada a forte e semelhante a um raio, especialmente no sul, sudeste e centro-oeste do país” neste verão.

No verão, as temperaturas aumentam naturalmente porque o sol brilha no hemisfério sul e os dias são mais longos que as noites. Também é normal que o clima mude rapidamente.

Alerta para chuvas fortes

Especialistas apontam que chove mais forte neste verão. Os riscos de deslizamentos de terra e inundações são altos. A meteorologista climática Patricia Madeira explica que as chuvas começaram na primavera de 2019 e os solos de algumas áreas no sudeste se tornaram mais suscetíveis a deslizamentos de terra devido à quantidade de água já absorvida pela terra.

Se necessário, o número de proteção civil é 199 e o corpo de bombeiros é 193. Em alguns estados, já existem sistemas que relatam riscos via SMS.

Com informações do G1

Total
2
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous Post

Avião com 100 pessoas cai no Cazaquistão e deixa mortos

Next Post

Guarda Municipal morre em acidente de trânsito em Jundiaí

Related Posts