Como as três doenças têm sintomas parecidos, é preciso ficar atento aos sinais para saber diferenciá-las.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a maior parte dos casos descartados de coronavírus no Brasil era, na verdade, gripe (infecção pelo vírus influenza). A confusão é comum: as duas doenças compartilham alguns sintomas. A rinite alérgica, que se manifesta no nariz, garganta e olhos, também apresenta sinais comuns ao coronavírus, o que pode atrapalhar o diagnóstico.

Porém, as três condições, apesar de parecidas, podem ser facilmente diferenciadas. O coronavírus, por exemplo, atinge o trato respiratório inferior (pulmão e traqueia) e, por isso, sintomas relativos ao nariz (espirros, entupimento) não costumam ter relação com a infecção. A gripe raramente tem falta de ar, como pode acontecer no coronavírus. Já a rinite aparece de repente, atacando o nariz, olhos e garganta de uma vez.

“Muitas vezes, a diferenciação é confusa e difícil”, explica o infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia Leonardo Weissmann. “Na gripe, os sintomas aparecem abruptamente, e temos febre alta, fadiga, queda do estado geral, espirro, tosse, dores musculares”, detalha.

O paciente positivo para Covid-19 apresenta febre e tosse. Em alguns casos, a pessoa pode ter ainda dor de cabeça, tosse com sangue, dor de garganta, dores musculares, falta de ar e diarreia.

Já os sintomas de rinite alérgica são nariz entupido, espirros constantes, tosse seca, coceira no nariz, vermelhidão nos olhos e lacrimejamento, além de dores de cabeça.

Confira, na tabela abaixo, as diferenças entre os sintomas de coronavírus, resfriado e gripe:

Tabela comparando os sintomas de coronavírus, gripe e resfriado

Com informações de Metrópoles

0350

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

More in Notícias