Transporte Escolar: Protocolo de Volta às Aulas é tema de capacitação em Itupeva


O encontro no HTPC seguiu as normas sanitárias e de saúde. No local, todos os presentes compareceram utilizando máscaras de proteção facial, além do que, na entrada ao recinto um tapete desinfectante foi utilizado para higienização dos calçados, também foi aferida temperatura corporal de todos e disponibilização de álcool em gel para a limpeza das mãos.

O secretário de Educação, Fábio José de Andrade explicou que, desde o início da pandemia e suspensão das aulas presenciais, a Secretaria Municipal de Educação, por meio de sua equipe técnica vem atuando para garantir a continuidade do ensino e aprendizagem e na elaboração de Protocolos Sanitários e Pedagógicos. “E, desde o mês de dezembro de 2020, iniciamos a formação técnica sobre os protocolos sanitários. Em um primeiro momento direcionado a todos os gestores, supervisores pedagógicos, diretores e coordenadores pedagógicos. E, agora em janeiro, os profissionais de transporte escolar. No início de fevereiro, a formação será para os demais profissionais da educação”, descreveu.

Fábio José de Andrade ainda salientou que o protocolo estabelece os novos procedimentos no espaço escolar como, por exemplo: uso de EPIs, cuidados com o transporte, alimentação, uso de espaços comuns, fluxo e higienização. “Por isso, temos nos organizado para estabelecer um retorno às aulas presencias de maneira parcial e gradual, que garanta segurança de todos e o direito à Educação”, comentou.

O administrador da Viação Itupeva, Fernando Antonio Resende, considerou positiva a iniciativa da Prefeitura. “Essa capacitação foi fundamental para a equipe e para a empresa, considerando o momento em que estamos vivendo, em decorrência da pandemia. O dia de hoje foi importante para reforçar cuidados sanitários e de saúde, principalmente quando falamos das crianças e do retorno das aulas. Além disso, também ressalto que a empresa já tem exercido um trabalho de higienização constante, utilizando álcool e lavagem interna e externa dos veículos e uso diário de álcool em gel para higienização das mãos, disponibilizado para os passageiros e colaboradores, bem como reforçando sempre a obrigatoriedade do uso das máscaras de proteção facial”, afirmou.

Quem também achou muito importante essa ação da Prefeitura foi o motorista da Viação Itupeva, Ramon Reina Bonilha Jr. “Essa formação foi essencial para nós que atuamos diretamente no transporte escolar, levando as crianças até as unidades escolares. Trata-se de um momento muito sério, que necessita de orientação, principalmente por conta da pandemia e os cuidados necessários para garantir à saúde, protegendo a nós mesmos e também a todos os alunos”, disse.

Outro motorista da Viação Itupeva, Odirlei Silva de Oliveira Brito também aprovou o encontro. “Essa conscientização é fundamental, reforçando os cuidados e prevenção contra o Coronavírus, visando o retorno das aulas. Além disso, esse aprendizado serviu para nossa rotina profissional, mas também para o convívio com todas as pessoas. Ou seja, essa formação foi importante para a vida”, ressaltou.

Programação – No dia 18 de janeiro, às 8 horas, no HTPC, o Protocolo de Volta às Aulas será direcionado para supervisores.

Já nos dias 21, 22 e 25 de janeiro, às 8 horas, no mesmo local, a capacitação será para gestores escolares.

No dia 3 de fevereiro, no mesmo horário e local, a formação será para professores.

Por fim, no dia 5 de fevereiro, às 8 horas, no HTPC, o Protocolo de Volta às Aulas será para educadores de creches.

Via Prefeitura de Itupeva

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous Post

Cabreúva: Mulher é encontrada morta embaixo da cama

Next Post

Justiça do Trabalho determina a circulação de 50% da frota dos ônibus da Rápido Luxo

Related Posts